Google AdSense: como aumentar os seus lucros com anúncios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Hoje em dia, é comum que as pessoas se perguntem: como ganhar dinheiro na internet? Há certamente várias respostas para essa pergunta. O fato é que parte das estratégias mais comuns demandam um intervalo de tempo considerável, e um bom exemplo é o content marketing, que, por ser habitualmente operado com base em uma dinâmica de longo prazo, também exige conteúdos com certo capricho. Para este momento, talvez, seguir por esse caminho pode não atender as expectativas de lucro que você está desejando preencher. No entanto, há outras alternativas para utilizar os seus canais de comunicação com fito a um retorno monetário mais imediato. Prova disso, é o Google AdSense, uma ferramenta gratuita, bastante flexível e de fácil uso.

O que é o Google AdSense?

Google AdSense. Suponho que, talvez, você já deve ter visto esse nome em algum lugar. E, mesmo que a resposta seja não, possivelmente já o viu em ação nos banners de diversos formatos que são expostos em websites e redes sociais; ou, também, e provavelmente de forma mais comum, nos anúncios que surgem subitamente enquanto você assiste vídeos no YouTube.  

Criada pelo Google, o objetivo principal da ferramenta é exibir anúncios patrocinados, sobretudo em sites ou vídeos do YouTube. Por sua enorme flexibilidade, atualmente é considerada como um dos maiores canais de anúncios do mundo. Com o AdSense, é possível aumentar o rendimento dos seus canais de comunicação de maneira simples e automatizada. O serviço é gratuito, e, para usar, as únicas exigências são: possuir um site com conteúdos pertinentes e originais, um e-mail no Google (Gmail), um endereço vinculado à sua conta bancária e também um telefone.

Rentabilidade e monetização

A despeito de rentabilidade, vale ressaltar que o lucro a ser gerado tem certa variabilidade, em virtude dos anúncios serem produzidos e pagos pelos próprios anunciantes; em outros termos, o serviço é em tudo semelhante a um aluguel. Além disso, não é necessário pagar para utilizar a ferramenta, você precisa apenas dividir a renda gerada, por meio da exibição dos anúncios no seu site, com o Google. Logo, se você procura uma forma simplificada de monetizar o seu site, não há dúvidas que o Google AdSense é a melhor opção da internet, principalmente por garantir uma experiência saudável e prática.

Como utilizar o Google AdSense para monetizar o seu site ou canal no YouTube?

De início, é importante ficar ciente de que o sucesso do seu site ou canal é determinado pela qualidade da experiência oferecida para o público. Nesse sentido, podemos conduzir o nosso pensamento à questão principal desse artigo: como ganhar dinheiro com o Google AdSense? Vamos entender melhor!

Sites podem ser mais lucrativos?

Ao adotar o Google Adsense, não é errado dizer que estabelecer critérios de seleção é um passo importantíssimo para a escolha de um anúncio. Pensando nisso, o Google oferece a pesquisa personalizada, a qual facilita a interação com conteúdo relevante e especialmente direcionado para o seu público, além de também permitir a opção de bloqueio para anúncios não desejados. Assim, você pode ampliar os seus lucros, escolhendo prioritariamente os tipos de anúncio mais comuns, que são de texto, gráfico e vídeo.

Feito todo o procedimento, podem surgir algumas dúvidas, tais como: onde devo colocar os anúncios? De que maneira vou ganhar dinheiro, afinal? As respostas são simples e imediatas. Primeiro, você tem a liberdade de escolher qual o melhor lugar para disponibilizar os anúncios escolhidos; pode ser no meio de posts, na lateral ou no topo do seu website. Em seguida, existem duas maneiras de gerar lucros com os anúncios: de um lado, o CPC (custo por clique), no qual você receberá sempre que um internauta clicar nos anúncios exibidos em seu site; de outro, o CPM (custo por mil impressões), que define valores conforme o número de visitantes. De modo geral, a palavra-chave para a sua rentabilidade é interação.

Posso ganhar dinheiro com o meu canal?

É inegável que o YouTube cresce a cada dia e gera milhões de reais para influenciadores do mundo inteiro. Diante disso, vincular um canal ao Google AdSense é uma estratégia essencial para quem quer faturar com a produção de conteúdos destinados à plataforma. Para fazer isso, é preciso que a sua conta esteja associada à opção de monetização. Cabe lembrar que os seus vídeos só serão monetizados se forem coerentes com a preservação dos direitos autorais, ou seja, caso seu vídeo seja uma gravação disponibilizada sem o consentimento do artista, você não terá retorno financeiro.

Arrisco-me ainda a fazer algumas observações conclusivas: atente-se às diretrizes do Google AdSense, e lembre-se que a rentabilidade por anúncio é variável, uma vez que cada anúncio é criado e pago por anunciantes. Dessa forma, para alcançar resultados expressivos, procure produzir conteúdos criativos e originais, que estejam em conformidade com a política de uso  do Google AdSense.

À guisa de conclusão

Se você chegou até o fim dessa etapa, certamente já deve estar com o Google AdSense aberto em uma janela do seu navegador. A disputa por espaço na internet é progressivamente mais intensa, por isso, estar atento à dinâmica do mercado é imprescindível para qualquer empreendedor. Outro aspecto relevante para quem quer sair na frente são as informações coerentes e coesas, que hoje podemos considerar como uma etapa gradativa do sucesso.

Quer saber mais sobre mecanismos para alavancar o lucro do seu empreendimento? Então continue acompanhando essa série mensal sobre ferramentas do Google que podem auxiliar a otimização do seu negócio.

Não esqueça de seguir a gente nas redes sociais e de contribuir com aquele like de apoio.

Deixe sua opinião, nos ajude a melhorar!