O que é Identidade Visual e qual a importância de ter uma?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Conexão e encantamento. Essas são duas palavras que, sem dúvidas, têm a capacidade de diferenciar um negócio. Não é à toa que, nos dias de hoje, quem deseja garantir ao cliente uma experiência visual marcante, um pré-requisito fundamental é a identidade visual. Mas você sabe qual o valor dela na construção de sua marca? Separamos algumas dicas para você. Vamos entender melhor o assunto? 

O que é  uma Identidade Visual?

Qual a relação entre elementos visuais e identidade? Essa é uma pergunta interessante para compreender o que é identidade visual. Agora, vamos pensar em maçã mordida ou um grande M amarelo dentro de um fundo vermelho. Apple? McDonalds? Se esse foi ligeiramente o seu pensamento, temos nessa impressão um símbolo principal, ou em outros termos, aquilo que representa a intenção comunicada pelo segmento. Você já parou reparou que tipografias, formatos, cores e slogans exercem sobre nossa mente um papel de gravar o que a marca pretende nos dizer? Não por acaso, esta é a função que são postas a desempenhar. 

Pense em uma série: se você encenasse um personagem, que tem o nome da sua empresa e, também, é responsável por entregar a grande missão dela, o que faria? Essa analogia mantida, da mesma forma que um espectador frente à ficção, a ponte que liga o cliente com a empresa está no que ele intui, o que ela desperta. .A isso chamamos identidade visual. 

Marca: identidade visual ou branding? 

Um aspecto a ser levantado é a diferença entre identidade visual e branding, ainda que tais se complementem, pois é muito comum as pessoas confundirem os conceitos. Identidade visual corresponde a uma relação direta entre o que a marca desperta no cliente, ou seja, a combinação mútua de sentidos pautada na identificação. Por outro lado, embora seja bastante similar, o branding assume o caráter diferente, uma vez que é um processo de planejamento estratégico sobre quem é a empresa. Segundo Marty Neumeier, no aclamado “The Brand Gap”, branding refere-se ao que o cliente intui sobre um produto, serviço ou companhia. Isso se dá especialmente em como a marca posiciona perante o mundo. Logo, você não pode controlar o processo, mas pode influenciar. 

Qual a importância da Identidade Visual para sua marca? 

Tudo que se apresenta de forma bem arquitetada e com grau de harmonia visual gera forte impacto nos indivíduos, podendo ficar marcada profundamente no nosso subconsciente. Um bom exemplo disso é a Coca-Cola, cuja identidade visual é mundialmente conhecida. Desde sua criação, a empresa foi adentrando gradualmente no subconsciente de inúmeras pessoas, de modo que, consequentemente, é quase impossível, ao ver o símbolo do refrigerante, não lembrar da marca. Desse modo, sua distinção não está somente no aspecto visual, de modo intenso, também está no interesse que desperta no cliente. 

Considerações

Neste artigo, percebemos que garantir ao cliente uma experiência visual de boa qualidade é uma estratégia indispensável para o diferencial de uma marca. Aliar a estética com a missão, os valores e os produtos não só gera acentuado impacto, como também permite a conexão e o encantamento do cliente. E você, já reparou se a sua marca está seguindo esses critérios? Oferecemos serviços de identidade visual com enorme experiência no mercado e com alta taxa de aprovação. Para conhecer nossos serviços, clique aqui

Quer mais conteúdos como esse? Siga a gente nas redes sociais.  

Deixe sua opinião, nos ajude a melhorar!

Preencha o formulário abaixo para receber um orçamento