Tendências para o setor de TI nos próximos anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

É inegável que, atualmente, a discussão sobre tecnologia está intimamente ligada à área de negócios. Nesse contexto, não há como negar que o setor de TI aparece sendo um dos mais promissores para os próximos anos, trazendo consigo oportunidades de explorar recursos inovadores e digitais para a gestão e planejamento de empresas. Pensando nisso, separamos algumas tendências que você deve prestar atenção. Vamos conhecer quais são elas?  

 

Cloud Computing 

 

Cloud computing (computação em nuvem). Esse é um termo que entrou em cena nos últimos anos e despontou como uma das tendências indiscutíveis para o mercado. Impulsionada pela capilarização dos aparelhos mobile, cloud computing é uma tecnologia que proporciona acesso mais rápido e fácil a softwares, arquivos e informações, em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, por meio de um computador, tablet ou celular. Desse modo, através da computação em nuvem é possível acessar servidores, banco de dados e um extenso conjunto de aplicativos

Além disso, também faz-se pertinente destacar que ela é divida em três tipos, a saber, pública, privada e híbrida. A primeira, disponível na web e compartilhada entre usuários; a segunda, personalizada conforme interesses; e a terceira, uma mistura das duas últimas. Em um momento de grandes transformações, o que caracteriza a popularidade da tecnologia são as inúmeras vantagens oferecidas, entre elas trabalho remoto, economia de espaço e redução de custos com infraestrutura. Em linhas gerais, o mais importante é ficar atento às necessidades e prioridades do seu negócio. 

 

Inteligência artificial

 

Um dos assuntos mais comentados dos últimos anos é, sem dúvidas, a inteligência artificial (AI). Trata-se de um conjunto de tecnologias que se baseia na percepção, compreensão e atuação de máquinas capazes para complementar as atividades humanas. Muitos especialistas consideram que ela impactará todos os setores ao longo das próximas décadas, uma vez que representa novas possibilidades de executar tarefas que normalmente são realizadas por pessoas. Segundo pesquisa da Accenture, o setor empresarial deve aumentar a produtividade da força de trabalho em até 40% até 2035. Nesse contexto, dentre as principais formas de estímulo para o crescimento, destacam-se a automatização inteligente, o reforço da mão-de-obra e capital e, sobretudo, a difusão de inovação.  

 

Internet das coisas 

 

Resultado dos avanços da inteligência artificial, a internet das coisas é um conceito que se baseia na relação entre real e virtual. Hoje em dias, quase discretamente estamos interagindo com as máquinas, um bom exemplo é a Uber. Inegavelmente, esse ramo dos avanços tecnológicos oferece diversos campos de atuação, como transporte, automação residencial, agricultura, sustentabilidade e saúde. Logo, uma indústria desafiadora, com grande potencial de criar soluções e aprimorar a tecnologia. 

 

Considerações 

 

Nesse artigo, selecionamos algumas tendências da tecnologia que sugerem crescimento nos próximos anos. No entanto, embora o setor de Tecnologia da Informação (TI) gere em torno de 1,3 milhão de empregos, existe um déficit de mais de 48 mil profissionais. Com esse dado, é possível perceber que oportunidades existem, tanto para empresários, como para trabalhadores, mas precisam ser exploradas; e o Brasil, país continental, tem um mercado vastíssimo. 

Gostou desse artigo? Que tal continuar a nos acompanhar nas redes sociais? 

Deixe sua opinião, nos ajude a melhorar!

Preencha o formulário abaixo para receber um orçamento